Satélite 5 - nº 27
Naroon Naroon Naroon... só em Doctor Who você salva um evento diplomático fazendo um monstro dormir.
“O Doutor e Jo fazem um voo teste na TARDIS e chegam ao planeta Peladon. Procurando abrigo, eles chegam à cidadela para a coroação do Rei Peladon, e o Doutor é confundido com um dignitário humano chamado para atuar como presidente do comitê que está avaliando a entrada do planeta na Federação Galática.”
Bem-vindes a mais um episódio da série Doctor Who sempre foi político, você que era novo demais pra entender. Nessa edição: The Curse of Peladon, um episódio totalmente inspirado nas tratativas de entrada do Reino Unido na União Europeia.
Escrito por Brian Hayles, autor de The Seeds of Death, o arco é, na verdade, uma grande junção de ideias de duas sinopses que o roteirista havia enviado — Terrance Dicks gostou, especialmente, da presença dos Ice Warriors. Além disso, o roteiro era a desculpa perfeita para a dupla Letts & Dicks darem os primeiros passos rumo ao fim do exílio do Doutor na Terra.
Peladon seria o primeiro de dois arcos da Nona Temporada a ser passado em um planeta alienígena — tanto que essa é a primeira história do Terceiro Doutor que não conta com a presença da UNIT ou do Brigadeiro ou de qualquer cena na Terra. E a presença dos Ice Warriors (depois do retorno dos Daleks no arco anterior) foi o modo do produtor abarcar mais do passado do programa — afinal, estávamos chegando próximo aos 10 anos no ar.
E falando em Ice Warriors, Brian Hayles se inspirou em O Cão dos Baskervilles para o enredo: uma besta mítica que, ao final, é revelada como sendo apenas um subterfúgio para o verdadeiro vilão da história — que não eram os nossos marcianos favoritos. Besta mítica essa que foi derrotada com uma canção de ninar venusiana cantada ao ritmo de God Rest Ye Merry Gentleman, uma música de Natal britânica.
Para ser o Rei Peladon (a 5ª série que habita em mim saúda a 5ª série que habita em você) foi escolhido David Troughton. Sim, o filho do Patrick, que já havia feito papeis menores em The Enemy of the World e ele, o episódio mais citado nessa newsletter, The War Games.
E não foi só o Rei Peladon quem se apaixonou por Jo Grant. Fora das telas, tia Katy e baby Troughton também engataram um relacionamento. Aproveitando o gancho, menina Jo Grant estava toda arrumadinha porque ia para um encontro com Mike Yates — e você aí achando que só o 12th é quem estragava os dates das companions.
Mas o maior personagem de The Curse of Peladon é, sem dúvida, Alpha Centauri. Por que ela tem uma vozinha fininha e é uma diplomata? Também. Só que, bem…
Você pode dizer que ela se parece com um pepino. Ou um picles. A verdade é que ela se parece com aquilo mesmo que você está pensando, para desespero completo, total e irrestrito do diretor Lennie Mayne ao descobrir o que o departamento de figurino tinha feito. A figurinista Barbara Lane, então, tentou remediar a situação incluindo a capa. Nas palavras do diretor: “ótimo, antes parecia um pau, agora parece um pau com capa”.
Esse arco possui 4 sequências diretas:
The Monster of Peladon, arco da 11ª Temporada (penúltima história do Terceiro Doutor);
The Prisioner of Peladon, áudio da Big Finish escrito pelos roteiristas Cavan Scott e Mark Wright, narrado pelo David Troughton, e que é uma sequência direta dos arcos da TV;
The Bride of Peladon, áudio do 5º Doutor, escrito pelo Barnaby Edwards, que é cronologicamente seguinte a Prisioner;
o livro Legacy, escrito pelo Gary Russell, que faz parte da Virgin New Adventures com o 7º Doutor.
E em janeiro de 2022 a Big Finish lançou o Box Peladon, contado mais quatro histórias do planeta, com direito a River Song, 6º e 8º Doutores.
Na próxima edição, vamos falar de The Sea Devils. Até lá!